...

...

Ouvintes conectados

Visitantes: 7.305.018
Usuários online: 0

18/12 17:06] Camila São José Dicom Prefeitura: Governo do Estado inaugura dois Coletivos Bahia pela Paz em Camaçari

Publicada em: 18/12/2025 21:01 -

[18/12 17:06] Camila São José Dicom Prefeitura: Governo do Estado inaugura dois Coletivos Bahia pela Paz em Camaçari

 

Com o compromisso de promover cidadania e garantir direitos humanos da juventude camaçariense, foram inaugurados os Coletivos Bahia pela Paz dos Phocs e de Abrantes, nesta quinta-feira (18). Os espaços fazem parte do Programa Bahia pela Paz, do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), que, no município, conta com apoio da Prefeitura de Camaçari.

 

“Queria pedir a vocês, que vão trabalhar aqui, e à sociedade, que se juntem a esse grupo de pessoas que aqui estão, para a gente combater a violência contra a juventude. Nós não podemos perder a nossa juventude para a droga, para as coisas que não prestam. Vamos defender e trabalhar, e essa estrutura aqui vai ajudar muito. Vamos todos juntos, de mãos dadas, para defender a nossa juventude, para dar oportunidade de vida para ela, mostrar o caminho do bem”, afirmou o prefeito Luiz Caetano.

 

Os Coletivos também contam com a parceria da Organização da Sociedade Civil (OSC) Comunidade Cidadania e Vida (COMVIDA). Os espaços têm equipe multidisciplinar e ofertam os seguintes serviços: acolhimento; psicologia; serviço social; acolhimento familiar; formação política cidadã; articulação com OSCs e órgãos públicos municipais e estaduais. Com o objetivo de promoção da cidadania e garantia de direitos, os dois locais ofertam atendimento para crianças, adolescentes e jovens de 12 a 29 anos, com foco nas comunidades mais vulneráveis.

 

O titular da SJDH, Felipe Freitas, destacou o trabalho conjunto e a mensagem do Governo do Estado no diálogo direto com o governo municipal. “Esse é um pacto de que estamos do lado da nossa juventude. Os jovens vão ter aqui oportunidade de sonhar, de ajudar a desenvolver a cidade, nos dar trabalho pelo volume de boas ideias que têm. Os donos dos espaços são as comunidades, que vão zelar para que seja um espaço de cuidado e de defesa dessa comunidade. E nós, juntos, Estado e sociedade, vamos vencer e afirmar que aqui é lugar de trabalhadores e trabalhadoras, de cultura, de gente inventiva, que quer contribuir com o Brasil”, disse, ao lembrar que a sede dos Coletivos conta com o envolvimento de 12 secretarias estaduais, além das instituições.

 

Com a abertura dos dois Coletivos, a previsão é de atender até 500 famílias por mês no município. A ideia é que os equipamentos recebam ações de profissionalização, editais de cultura para o fomento a grupos culturais, entre outras ações que pensam o combate à violência de maneira transversal.

 

O líder comunitário do Phoc III, Jeferson Santos, agradeceu a iniciativa. “É uma honra muito grande fazer parte desse projeto. Temos um projeto do Phoc que fortalece cada vez mais a política pública do governo, que se chama Up Phoc. Através desse projeto, fomos convidados pelo coletivo. E isso, para mim, é uma honra, porque mostra que a comunidade do Phoc, cada vez mais, está representada e é reconhecida pelos três âmbitos: federal, municipal e estadual. E esse coletivo só demonstrou a valorização do trabalho dentro das comunidades e a valorização do povo preto, que é ali nas comunidades que vivem”.

 

“É isso que a gente quer, a gente quer obra, quer uma juventude feliz, quer coletivos sendo construídos, a gente precisa de investimento dentro da juventude. A gente precisa fortalecer não só a juventude indígena, como todas as juventudes, porque a gente está cansado de violência e a gente quer paz”, finalizou a liderança indígena de Abrantes, Tiago Tupinambá.

 

Como símbolo da luta pela garantia de direitos, três pessoas receberam, durante a cerimônia, os títulos de propriedade de terra. O evento ainda contou com apresentação cultural do grupo de hip hop Família Tríplice e do Projeto Grãos de Areia.

 

O Coletivo Bahia pela Paz dos Phocs está localizado à Rua da Esperança, nº 08, Bairro Phoc I; já o de Abrantes fica na Avenida Tiradentes, s/n, Centro. Os dois momentos contaram com a presença da vice-prefeita, Pastora Déa, e de diversas autoridades municipais, estaduais e federais dos poderes Executivo e Legislativo, da Justiça, das Polícias Militar e Civil, além da sociedade civil.

 

Foto: Patrick Abreu

[18/12 19:21] Camila São José Dicom Prefeitura: *Prefeitura lança Verão Conectado e reforça serviços essenciais e de lazer na orla na alta estação*

 

A Praça Tia Deja (antiga Praça dos Coqueiros), em Arembepe, foi palco, nesta quinta-feira (18), do lançamento oficial do Verão Conectado, iniciativa da Prefeitura de Camaçari que inaugura uma nova etapa de ações integradas para a temporada de maior fluxo de pessoas na orla do município. O projeto nasce com a proposta de planejamento, articulação e presença efetiva do poder público, conectando serviços essenciais às necessidades de moradores, turistas e visitantes. Ao todo, quase 300 profissionais estão envolvidos na ação.

 

Ao abrir o evento, o prefeito Luiz Caetano enfatizou o caráter estratégico do projeto. “O Verão Conectado é um esforço coletivo para garantir organização, segurança e acolhimento em toda a nossa orla nesses períodos de maior fluxo. Teremos mais serviços fortalecidos, principalmente, os serviços essenciais de saúde, de prevenção, de fornecimento de água e luz, e de tantas outras demandas. Estamos olhando para os turistas e, sobretudo, para quem vive aqui o ano inteiro”, afirmou.

 

A vice-prefeita e coordenadora do Verão Conectado, Pastora Déa Santos, realçou que as atividades já se iniciam nesta sexta-feira (19). “Teremos um carro com toda a equipe técnica em cada praia do nosso município, para que a gente consiga chegar mais próximo da população. Para que o nosso tempo seja mais célere caso aconteça alguma ocorrência. Nosso trabalho é continuar cuidando do nosso povo, como a gente tem feito, e, também, receber bem aquelas pessoas que estão vindo visitar o nosso litoral”, afirmou.

 

A integração entre as secretarias é o eixo central do projeto, que alcança localidades como Jauá, Barra do Jacuípe, Guarajuba, Monte Gordo, Itacimirim e Barra do Pojuca.

 

Na área da saúde, a secretária Rosangela Almeida destacou que haverá reforço nas equipes, ampliação dos atendimentos e ações preventivas. “Vamos intensificar os serviços de urgência, vigilância e atenção básica, com horário de atendimento estendido nas unidades de saúde, além de ações de conscientização contra o câncer de pele, prevenção da insolação e, junto com a Vigilância Sanitária, fiscalizando os alimentos que são comercializados, com o intuito de responder com agilidade às demandas típicas do verão”, explicou.

 

Já no campo da manutenção urbana, o secretário de Serviços Públicos, Hindemburgo Teles, ressaltou o aumento das frentes de limpeza, iluminação e ordenamento dos espaços públicos. “Nossa atuação será contínua para garantir praias, praças e vias bem cuidadas, sem acúmulo de lixo. Estaremos acompanhando o crescimento do fluxo de pessoas, além de atuar em parceria com a Embasa e a Coelba, com o intuito, principalmente, de tentar evitar a falta de água e os famosos apagões, característicos nesse período”, disse.

 

Complementando a organização da mobilidade, o diretor-superintendente de Trânsito e Transporte Público de Camaçari, Edmilson Sousa, destacou o reforço na fiscalização e no controle do trânsito, bem como na demanda do serviço de transporte público emergencial. “Teremos mais agentes, sinalização e ações educativas para assegurar fluidez e segurança viária. As linhas que integram o nosso Conecta Camaçari também ganham atenção especial”, assegurou.

 

Dentro do Verão Conectado, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) lança a Operação Praia, com a criação de seis novas linhas de ônibus que circularão, especialmente, aos domingos e feriados, a partir do dia 21 de dezembro, priorizando conexões entre a sede e os principais pontos da orla, como Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe e Guarajuba. A ação poderá ser ampliada para os sábados, conforme a necessidade.

 

O cuidado com o desenvolvimento urbano e o meio ambiente também ganha ênfase ao longo do Verão Conectado, que segue até março de 2026. Conforme o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Rodrigo Nogueira, as ações incluem mais fiscalização ambiental e combate à poluição sonora.

 

“Vamos conciliar o crescimento do turismo com a preservação ambiental e o bem-estar das comunidades, olhando também para uma área sensível, que é a poluição sonora, buscando reduzir os ruídos indesejados em volume que supera os níveis considerados normais para a população”, afirmou.

 

Na área da infraestrutura, o secretário José Mário Bastos elencou os serviços de recuperação viária e drenagem. “Estamos intensificando intervenções para garantir acessos seguros e estruturas adequadas durante toda a temporada”, contou.

 

Empreendedorismo feminino e ampliação das políticas de proteção e acolhimento ao público feminino fazem parte das demandas da Secretaria da Mulher (Semu). “Camaçari é o segundo lugar mais procurado da Bahia. Nossa pasta trará feiras criativas, muita cultura e entretenimento, além de fortalecer as ações de prevenção à violência contra a mulher, ampliando os canais de apoio, garantindo presença e cuidado nos territórios”, pontuou a secretária Branca Patrícia.

 

O projeto também reforça os serviços executados pelas equipes das pastas de Turismo, Esporte, Juventude e Lazer, Cultura, Eventos e Comunicação, bem como da Defesa Civil, do Conselho Tutelar e da Vigilância Sanitária. Estão conectados também agentes da Segurança Pública, a exemplo da Polícia Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, que irão atuar de maneira conjunta para ampliar a eficiência e agilizar a prestação de serviços essenciais.

 

Durante todo o Verão Conectado, a Defesa Civil estará com equipe reforçada para atender demandas por meio do número 199.

 

O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Camaçari, tenente-coronel Roberto Pinto de Castro, realçou o apoio da Polícia Militar. “Nossas equipes estarão contribuindo com as secretarias, para que possam atuar com segurança. Vamos estar aqui garantindo a segurança dos cidadãos e dos nossos visitantes. As nossas praias com certeza estarão cheias, e a PM vai estar aqui garantindo que todos os órgãos de segurança, todos os órgãos municipais, possam fazer as suas missões”, ressaltou.

 

O lançamento também contou com a presença do secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, reafirmando a parceria com o Governo do Estado. “Em nossa secretaria, temos acesso a dados e números de como Camaçari é um dos destinos mais procurados na Bahia. Estou aqui para parabenizar a cidade e assegurar a parceria do Governo da Bahia, que se faz presente nessa iniciativa tão importante”, afirmou.

 

Com o Verão Conectado, Camaçari reafirma seu compromisso com uma gestão integrada, eficiente e sensível às dinâmicas da alta estação. A iniciativa consolida um modelo de atuação que valoriza o território e protege as comunidades, garantindo que a orla esteja preparada para acolher, com segurança e responsabilidade, quem mora e quem visita o município neste período.

 

Foto: Juliano Sarraf e Patrick Abreu

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...